Histórico

Coopercaf > Histórico

A COOPERCAF – Cooperativa de Transportes Rodoviários de Cafelândia, fundada em 09/01/1998, localizada na cidade de Cafelândia, Oeste do Paraná, surgiu da necessidade de sobrevivência dos caminhoneiros autônomos que prestavam serviços a COPACOL, e que somente a organização e a união através do Cooperativismo seriam a solução para os Autônomos da categoria se manterem na atividade do Transporte. O Ex-Presidente da COPACOL Ildo Pasquali foi quem sugeriu aos líderes dos caminhoneiros autônomos que formassem uma cooperativa, pois assim seria mais fácil unir os caminhoneiros autônomos principal perfil do quadro social que estavam na época cada um por si. Com o aval da principal fornecedora de serviços de transporte foi o pontapé inicial para que surgisse a COOPERCAF.

Inicialmente foram 65 associados fundadores que deram início a cooperativa e suas atividades concentravam-se no transporte e movimentação de cereais e mercadorias para a COPACOL. A força do cooperativismo que uniu os Autônomos, foi decisiva na estruturação da COOPERCAF, através da excelente gestão sua área de atuação. A primeira sede da cooperativa foi uma pequena sala cedida pela COPACOL que comportava apenas dois funcionários.

No início foi muito difícil a organização da cooperativa, já que não tinha muita informação e o ramo transporte não existia ainda, nem na OCB, muito menos dentro da OCEPAR, já que esses órgãos na época estavam totalmente voltadas para o setor agropecuário de onde surgiram e praticamente fomos copiando os estatutos e regimentos destas cooperativas e na parte da legislação do setor foi garimpado tudo o que foi possível junto a Receita Federal, Receita Estadual e INSS na época já que éramos considerados cooperativa de trabalho. Mas o tempo foi passando e começamos a cobrar um sistema que pudesse ajudar as cooperativas menores a se organizar e a se profissionalizar, já que o setor vinha de uma falta total de organização e administração dos seus ativos. Foi quando em uma reunião com o primeiro presidente Arquimedes Fagundes Cordeiro com a Diretoria da COPACOL procuramos a OCEPAR para que pudesse auxiliar as pequenas cooperativas de transportes e surgiu então em abril de 2002 através da OCEPAR, o setor ramo transporte foi criado junto a OCB para dar apoio a essas cooperativas. Foi quando a OCEPAR também implantou um sistema de AUTOGESTÃO para esse ramo no início se preenchia uma vez por ano e mais tarde começou a ser preenchido e informado mensalmente.

Com a chegada da OCEPAR dentro das cooperativas de transporte e especialmente a nossa trouxe grandes benefícios que foi somada a assessoria que já tínhamos. Sabendo das obrigações e das responsabilidades que os diretores tinham foi na segunda gestão que as mudanças mais complexas começaram devido as mudanças na legislação tributária que penalizava em muito o setor as decisões tomadas nesta época foi o que fez da COOPERCAF uma cooperativa com estabilidade econômica e financeira hoje. E essa decisão passou por todos os níveis da cooperativa desde a diretoria até os colaboradores e associados, foi a implantação do sistema de Autogestão e implantação da ISO9001. Com isso as cobranças por uma gestão organizada foi grande e começamos a ter um metodologia de trabalho que mostrou transparência dos atos realizados pelos diretores e colaboradores e foi onde as auditorias externas, contabilidade organizada e o acompanhamento do sistema de autogestão e dos supervisores da OCEPAR trouxe mais segurança no desempenho das tomadas de decisões tanto por parte dos diretores como da assessoria.

Hoje sem o conhecimento dos números econômicos internos e principalmente externos não se pode tomar decisões na gestão da cooperativa, por isso temos a opinião de que no sistema de autogestão da OCEPAR conseguimos acompanhar como está a situação financeira e econômica do nosso ramo de transporte tanto por cooperativas como por regiões do nosso estado. E para se tomar decisões é preciso conhecer esses números bem como o comportamento do mercado de fretes em nosso estado e também no Brasil.

A cooperativa conta com 196 associados ativos, 9 colaboradores, tem uma participação no mercado local de aproximadamente 65% do frete de cereais e cargas a granel e com capacidade de carga de aproximadamente 8.250 mil toneladas por dia.

Atualmente a COOPERCAF, presta serviços de transporte para várias empresas de nossa região entre elas além da COPACOL, BUNGE, COTRIGUAÇU, COATOL, COAMO, CARGILL, UNITÁ.

Realiza também frete internacional levando insumos para o Paraguai e trazendo trigo e farelo de soja para as indústrias da região Oeste do Paraná.